Biolab apoia Prêmio José Ribeiro do Valle para cientistas brasileiros

(Revista Facto Abifina Online) | 01/10/2018
A Biolab Farmacêutica apoia e valoriza as iniciativas dos pesquisadores brasileiros. Pelo 11º ano consecutivo, a Companhia é patrocinadora oficial do Prêmio "José Ribeiro do Valle", promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), que estimula estudos farmacológicos e premia os jovens cientistas comprometidos com os avanços da saúde no País.

O prêmio leva o nome do Dr. José Ribeiro do Valle, profissional que muito contribuiu para a pesquisa científica no Brasil, tendo inclusive idealizado e criado o Instituto de Farmacologia da UNIFESP (INFAR). Essa iniciativa evolui, ano após ano, e atrai cada vez mais pesquisadores do País.

As pesquisas inscritas possuem muita capacidade de sucesso, pelos novos conhecimentos que proporcionam, inclusive comercial. Algumas poderão chegar à população, na forma de medicamentos, ou outras maneiras, como melhorias e novos procedimentos para a saúde em geral. Esse compromisso demostra a capacidade e aptidão dos pesquisadores brasileiros para vencer aos desafios e cenários da área da saúde.

"A parceria com instituições acadêmicas é fundamental para o desenvolvimento cientifico do Brasil. Sabemos que o cenário não é favorável, mas não faltam pesquisadores especializados e com muito potencial. Por isso, é nossa responsabilidade incentivá-los e proporcionar maneiras para que realizem seus trabalhos com dinamismo, premiando os que se destacam", ressalta Dr. Dante Alario Jr., CSO da Biolab.

A Biolab possui dois centros de pesquisas, desenvolvimento e inovação: um no Brasil e outro no Canadá. São mais de 100 pesquisadores que trabalham focados na descoberta de novas fórmulações e moléculas, que auxiliam as pessoas a terem mais qualidade de vida.

"Muitos projetos desenvolvidos pela Biolab são feitos em parcerias com universidades e instituições de pesquisas. O produto Vonau Flash, por exemplo, começou na Universidade de São Paulo. A Biolab o desenvolveu para o mercado. Hoje, é uma das mais importantes patentes de saúde da USP, sendo um excelente exemplo de parceria de sucesso e de como o setor precisa trabalhar em conjunto", comenta Paulo Francischini de Carvalho, PhD – Especialista em Projetos da Biolab.
A SBFTE proporciona oportunidades para os projetos de pesquisas e auxilia a formação de núcleo de pesquisas em farmacologia em diversos estados. Com finalistas de São Paulo, Paraná e Maranhão, em 2018, o prêmio reafirmou esse compromisso.

Na edição de 2018, o prêmio teve como vencedora a pesquisadora Bruna da Silva Soley, da Universidade Federal do Paraná. "Fiquei surpresa, visto que todos os trabalhos eram muito bons. Estou muito feliz, pois é mais um incentivo para continuar realizando meu trabalho da melhor maneira. E tenho muito o que agradecer, à Universidade que me deu todo o suporte, aos organizadores do evento, que nos dão essa oportunidade de apresentar nossos trabalhos, e também à minha orientadora que foi fundamental para essa premiação", diz Bruna.

O trabalho vencedor foi orientado pela professora Dra. Daniela de Almeida Cabrini. "Esse prêmio é muito importante como incentivo aos pesquisadores brasileiros e também como forma de cada vez mais aproximar a universidade da iniciativa privada, para valorizar as pesquisas que realizamos. Por isso, muito obrigada à SBFTE e também à Biolab, esperamos que essa parceria continue e se amplie," ressalta a professora.

Neste ano, a comissão julgadora foi formada pelo Prof. Dr. Christoph Thiemermann (William Harvey Research Institute, Queen Mary University of London, UK), Prof. Dr. Emilio Hirsch (Department of Molecular Biotechnology and Health Sciences, University of Torino, Italy) e coordenada pela Profa. Dra. Rosely O Godinho (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo).

O Prêmio José Ribeiro do Valle foi entregue durante o 50º Congresso da SBFTE, realizado de 25 a 28 de setembro, em Ribeirão Preto (SP).
Ver na íntegra
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado